Atividade - Musical Feelings

Hey, guys! Wazzup?
Primeiro, agradeço a todos os comentários que tenho recebido por email! Seriously, é ótimo receber um feedback tão positivo apesar desse tempo todo sem postagens. E, aproveitando a sugestão de Leila, vou passar a enviar emails com as novas postagens a todos os contatos. 

Bom, sobre a atividade Musical Feelings:
Trata-se de uma atividade interdisciplinar com Língua Portuguesa que, na verdade, é mais focada no próprio português. A questão aqui é utilizar do listening para fazer inferências e suposições da intenção da música baseando-se apenas na melodia.
Na prática, essa atividade visa a produção textual em Língua Portuguesa fazendo uso de um recurso de compreensão textual da Língua Inglesa.


Como essa atividade foi uma criação minha, apliquei-a em algumas turmas para fazer as alterações cabíveis. O que pude observar é que a atividade obteve relativo sucesso entre os alunos que, com a introdução musical, acabam se sentindo mais motivados a escrever. No entanto, ficam aqui algumas dicas para que o trabalho alcance os resultados esperados:

1) Estou disponibilizando duas opções de trilha sonora pré-definidas, mas também anexei um site com vários arquivos sonoros que exploram diferentes ambientes. A dica: procure adequar a trilha sonora ao perfil da turma. Escolha entre 12 e 17 sons;
2) Peça que os alunos descrevam o som que estão ouvindo no verso do papel antes de escreverem a redação. Nos meus testes, os resultados foram melhores dessa forma;



Séries indicadas


9º ano do Ensino Fundamental - pode ser aplicada também no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.
OBS.: O foco de nossa equipe é o Ensino Fundamental. As atividades que disponibilizo aqui podem ser adaptadas para o Ensino Médio.


OBS: Para fazer o download dos arquivos 01A, 02B, 03C acima, clique sobre ele com o botão direito do mouse e acesse a opção: "Salvar link como..."

0 comentários:

Postar um comentário

Leva só alguns minutos! Vamos trocar informações e atividades! Afinal, todo mundo adora um feedback! E é muito simples, veja:
1º) Escreva o comentário;
2º) Selecione a opção "Nome/URL" (na caixa "Comentar como") e preencha com seus dados (URL pode ser seu email ou site);
3º) Clique em "Postar Comentário" e pronto! Estou aguardando!