To Harry Potter's Fans with love

Hey all you guys!
Everybody knows que eu sou uma... como se diz? Entusiasta do universo POP. Esse entusiasmo muitas vezes me faz explorar alguns quadrantes da internet pouco conhecidos (lembrem-me depois de comentar sobre a deep web, creepy, guys, creeeeeepy). Bom, numa dessas andanças acabei me deparando com o site da autora de Harry Potter, o Pottermore. Então surge a questão: O QUE É O POTTERMORE?

Segundo o próprio site, com o Pottermore você  pode "Explore the Harry Potter stories in a whole new way and discover exclusive new writing from J.K. Rowling. The first story in the series, Harry Potter and the Philosopher’s Stone, is now ready for you to explore – but that’s just the beginning of the Pottermore journey…"

É claaaaro que a pessoa que vos escreve já deu uma conferida! E o que eu posso dizer? Para começar, a plataforma do site é FANTÁSTICA! Muito interativa, divertida, vai além da leitura, realmente te transporta para o universo de Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry. A gente começa como Harry, Hermione e Ron em seu primeiro ano: fazendo o teste do chapéu seletor a fim de saber para qual casa vai. Eu, pra vias de curiosidade, acabei na Ravenclaw. 


A partir daí, você começa a viver as aventuras de Harry na escola, tendo, ainda, que realizar feitiços, seguir as "aulas", comprar equipamentos (varinha, elementos para realizar os feitiços, livros para as aulas etc). O site possibilita as línguas Inglesa e Espanhola, não há opção para português. Esse fator já instiga o aluno a executar tarefas, ler e entender o contexto da história a partir de elementos não textuais.


Well, fica aqui a dica! É claro que se trata de uma sugestão para os alunos praticarem em casa ou em alguma aula específica na própria escola. Para obter mais informações ou para dar aquela conferida vocês mesmos (e jogar um pouco, why not?): www.pottermore.com. Enjoy it! Xoxo


Just 9 years ago...

Hey, guys!
Esse hiato nas postagens se deve ao fato de eu estar preparando uma atividade legal sobre lendas pelo mundo. Trata-se de uma aula expositiva, explorando o folclore de outros países, culminando numa proposta de exercício. Enfim, ainda está em produção, poderei dar mais detalhes depois.
Por hora, a razão da existência deste post é: 1) pedir maior participação de vocês, professores. Sei que as visitas estão frequentes, mas também gostaria que esse blog fosse um resultado de trabalho conjunto, enfim! 2) Comentar que o sistema Disqus, sobre o qual falei na última postagem, está funcionando bem e, tendo em vista sua eficiência,  também está presente nos blogs das demais disciplinas.

Well, o terceiro e maior objetivo desse post é não perder o pique. Então separei essa imagem, que achei interessante e pode ser trabalhada em sala.

Clique na imagem acima para ampliá-la

Como todos sabem, a tecnologia avança rapidamente e acaba se tornando um processo tão normal, que muitas vezes a gente nem percebe o quanto ela evoluiu em pouquíssimo tempo. 
A proposta é instigar os alunos a uma análise dessa imagem: que tipo de equipamento ela expõe? De qual gênero textual se trata? Qual o valor das peças em reais? Comparar o preço desses artigos antigos com os modernos equipamentos de armazenamento que existem hoje (induzir busca de preços em sites estrangeiros). E tantas outras observações possíveis, adaptando os questionamentos de acordo com a turma.
Bom, agora que os comentários liberam o uso de imagens, quem tiver ou achar imagens de propagandas semelhantes, esteja à vontade para compartilhar. That's all, fellas. Xoxo.

Novo sistema de COMENTÁRIOS!

Hello everybody!
Vocês pediram, reclamaram, abordaram-me na rua para dizer que estava impossível comentar no meu blog. All right, estou exagerando um pouco, mas o problema é verdadeiro! Ou melhor, ERA verdadeiro.


O caso é que, pensando na felicidade geral da nação e para aumentar a participação, estive procurando uma maneira de facilitar a área de comentários e eis que achei um sistema que, até o momento, pareceu-me: eficiente, prático, fácil e rápido. Trata-se do Disqus.
Esse novo sistema já está disponível em TODAS as postagens. Vocês vão encontrar a área de comentário exatamente onde costumava ficar: logo após o post. Indico que confiram e testem aqui o Disqus e opinem sobre sua permanência ou não. Espero que gostem! So, COMENTEM! o/

PS: Nos comentários abaixo eu fiz alguns testes para demonstrar as ferramentas. Para comentar, já sabem: é necessário abrir a página específica do post, para isso, basta clicar no título da postagem ou no "Comments" na assinatura do post. 

Aos Professores de Espanhol

¡Hola, amigos! - gostaram do acento de exclamação invertido?
Bom, como podem ver, eu adoro postar uma ou outra atividade relacionada à música, afinal, trata-se de uma maneira interativa e diferenciada de aprender uma outra língua, sem contar também mais interessante. O caso, vejam bem, é que meu conhecimento de músicas, músicos, artistas em espanhol é bem limitado. E quando digo limitado, quero dizer que conheço Macarena, com Los Del Rio. Posso fazer uma pesquisa  aqui, e ainda vou fazer, mas isso leva um tempo, até para saber se a letra pode realmente ser passada para os alunos e tudo mais e se o artista é realmente popular. Enfim! O que eu quero com toda essa explicação? Como eu disse, pretendo ajudá-los de maneira mais pontual esse ano e não me importo se o professor for daqui da SRE Leopoldina, de uma cidade no norte de Minas ou de outra no sul do Acre, acredito realmente que todos podem se ajudar e que devemos compartilhar o material, então, sem mais delongas, fica o pedido encarecido:


Mandem pedidos de música, guys!

Sim, amigos! Peço a ajuda de vocês no que se refere a DICAS, SUGESTÕES de músicas nos comentários abaixo ou CLICANDO AQUI. Enviem da seguinte forma: "Nome do artista, nome da música - relação de palavras para localizar - proposta de atividade", não se esqueçam de escrever seu nome completo, nome da escola e cidade (já que seu nome aparecerá no post). Comprometo-me em desenvolver os exercícios sempre que possível.
Professores de Inglês também podem fazer pedidos, no problem, mas a preferência agora é pros amigos de língua latina. :'D

OBS: Gostaria de dicas de artistas populares entre os alunos ou cantores mais voltados para o mundo POP. Opções como Shakira (sobre quem já fazendo um exercício) ou cantores mais antigos não são interessantes.  

Music Stuff - Katy Perry

Baby you're a fiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiirework! 
Hey, all you guys! Hoje resolvi postar duas atividades com música, que sempre cativam bastante e tudo mais que vocês já sabem. Bom, são duas músicas de apenas uma cantora, Katy Perry, que está em evidência na mídia e possui uma dicção/voz de mais fácil entendimento que a Lady Gaga, por exemplo, que seria a minha outra opção. Além do fator facilidade de compreensão, ainda há algumas características interessantes nas letras, como o coloquialismo, ou ainda o jogo de antônimos na música "Hot N Cold".
Para a FIREWORK, fiz uma seleção menos criteriosa de palavvras, que não requerem amplo vocabulário. São verbos, substantivos, adjetivos mais comuns, de uso mais corriqueiro. Já para HOT N COLD, dada à singularidade da letra, dei foco aos antônimos.

OBS: Sim, eu sei, os arquivos ficaram meio grandinhos (cerca de 9mb/10mb cada um), mas, acreditem, quando percebi, já era tarde. Prometo verificar isso antes de sair compartilhando na próxima vez.



Séries indicadas



8º e 9º ano do Ensino Fundamental - pode ser aplicada também no 1º ano do Ensino Médio.
OBS.: O foco de nossa equipe é o Ensino Fundamental. As atividades que disponibilizo aqui podem ser adaptadas para o Ensino Médio.




Arrumando as malas: curso intensivo nos EUA

Hey, teachers!
Voltando a postar hoje para divulgar uma notícia interessante sobre um curso nos EUA que a Fulbright está oferecendo aos professores de Língua Inglesa da rede pública.


Os interessados no Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI) dos Estados Unidos já podem se inscrever para o curso intensivo pelo site da Fulbright. As inscrições podem ser feitas até dia 14 de fevereiro. Ao todo, serão selecionados 20 participantes de cada estado brasileiro para o programa que envolve atividades acadêmicas e culturais, em uma universidade norte-americana durante seis semanas. O programa garante cobertura de todas as despesas dos professores contemplados, como passagens áreas de ida e volta, alojamento no campus universitário, alimentação, seguro saúde; além de taxas e materiais escolares.
São oferecidas ainda três modalidades de curso. Cursos voltados para professores com conhecimentos avançados na língua inglesa e que visam desenvolver e/ou aprender novas metodologias de ensino-aprendizagem, além de cursos de aprimoramento em inglês, nos níveis intermediário I e II, voltados para professores que necessitem melhorar habilidades específicas na língua inglesa. 
Aos interessados, cabe conferir o artigo completo no Site da Secretaria, CLICANDO AQUI. E ler atentamente o edital, CLICANDO AQUI.