Lembrando da música "Interrogação", da Ana Cañas, "como faz" com essas ligações naturais que o cérebro costuma propiciar? Com o vídeo da "pequena" Sevem Suzuki logo no post abaixo e a oficina sobre "Consciência Negra", veio à minha mente um outro tão interessante quanto, de uma nigeriana chamada Chimamanda Adichie, que discursa sobre "O Perigo da História única". Tive acesso a esse vídeo por intermédio da minha professora de Introdução aos Estudos Históricos, na UFV.
O texto completo do discurso pode ser baixado no site de onde eu retirei o vídeo, texto que você pode acessar clicando aqui.
"Eu sou uma contadora de histórias e gostaria de contar a vocês algumas histórias pessoais sobre o que eu gosto de chamar 'o perigo de uma história única.'" (...) A escritora americana Alice Walker escreveu isso sobre seus parentes do sul que haviam se mudado para o norte. Ela os apresentou a um livro sobre a vida sulista que eles tinham deixado para trás. "Eles sentaram-se em volta, lendo o livro por si próprios, ouvindo-me ler o livro e um tipo de paraíso foi reconquistado." Eu gostaria de finalizar com esse pensamento: Quando nós rejeitamos uma única história, quando percebemos que nunca há apenas uma história sobre nenhum lugar, nós reconquistamos um tipo de paraíso. Obrigada.
Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história
0 comentários:
Postar um comentário
Leva só alguns minutos! Vamos trocar informações e atividades! Afinal, todo mundo adora um feedback! E é muito simples, veja:
1º) Escreva o comentário;
2º) Selecione a opção "Nome/URL" (na caixa "Comentar como") e preencha com seus dados (URL pode ser seu email ou site);
3º) Clique em "Postar Comentário" e pronto! Estou aguardando!