A respeito dos comentários sobre os comentários

Hi guys, again.
Bom, esse post é para falar sobre alguns comentários que tenho recebido sobre a "dificuldade de comentar no blog", o que parece um paradoxo, tem, na verdade, uma razão muito simples: tenho recebido emails com algumas críticas sobre a forma de comentar no blog, "que é muito complicado e coisa e tal".
Bom, folks, infelizmente, não tenho como mudar isso, o formulário de comentários no "blogger" é padrão. Então, pensando nessa pequena problemática, eu coloquei em cada área de comentário um pequeno passo a passo de como fazê-lo.
De qualquer forma, este post veio dar uma solução ao possível problema: "mas como eu vou para a área de comentários?".Primeiro, vocês podem clicar no botão "Comente aqui" no final de cada postagem. Se ainda tiver dúvidas, clique na imagem abaixo e confira o tutorial rápido de...



Let's play "7 errors"?

Hey you, guys! How you doing?
Terça-feira, 7 da noite, horário de verão e eu cá assistindo a um jogo de tênis na tv (Pan Americano). Isso me faz lembrar uma oficina bacana relacionada a esporte que estou preparando e que, muito em breve, vou disponibilizar aqui no blog.
Bom, spoilers a parte, achei algo interessantíssimo no youtube, trata-se de um pequeno video (claro), de pouco mais de 6 minutos, de uma brasileira chamada Fabiana Mara, residente na Inglaterra, e que aborda alguns erros comuns para quem fala o inglês como segunda língua. (eu, por exemplo, já cometi o erro da "information" e do "thanks", quem não? :'D)
Confiram! É um vídeo simples, mas que vale a pena pela curiosidade. So, enjoy it!

"The danger of a single story"

Hi guys!
Lembrando da música "Interrogação", da Ana Cañas, "como faz" com essas ligações naturais que o cérebro costuma propiciar? Com o vídeo da "pequena" Sevem Suzuki logo no post abaixo e a oficina sobre "Consciência Negra", veio à minha mente um outro tão interessante quanto, de uma nigeriana chamada Chimamanda Adichie, que discursa sobre "O Perigo da História única". Tive acesso a esse vídeo por intermédio da minha professora de Introdução aos Estudos Históricos, na UFV.
O texto completo do discurso pode ser baixado no site de onde eu retirei o vídeo, texto que você pode acessar clicando aqui
"Eu sou uma contadora de histórias e gostaria de contar a vocês algumas histórias pessoais sobre o que eu gosto de chamar 'o perigo de uma história única.'" (...) A escritora americana Alice Walker escreveu isso sobre seus parentes do sul que haviam se mudado para o norte. Ela os apresentou a um livro sobre a vida sulista que eles tinham deixado para trás. "Eles sentaram-se em volta, lendo o livro por si próprios, ouvindo-me ler o livro e um tipo de paraíso foi reconquistado." Eu gostaria de finalizar com esse pensamento: Quando nós rejeitamos uma única história, quando percebemos que nunca há apenas uma história sobre nenhum lugar, nós reconquistamos um tipo de paraíso. Obrigada.  

Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história

Talking about... the future. (?)

Hi there, folks!
Não sei se hoje eu acordei especialmente comovida ou se foram as imagens sobre a fome no mundo que eu vi pela manhã, mas o fato é que me recordei de um pronunciamento feito em 1992 (obviamente eu não vi ao vivo) pela canadense Sevem Suzuki, na época uma criança.
A chamada do vídeo é: "A menina que calou o mundo" e foi um título muito justo, na minha opinião, uma vez que o discurso dela reflete sobre um problema de ontem e de hoje, com aquela vaga esperança escondida no fundo da consciência de que também não seja um problema de "amanhã".
Aos que ainda não viram o vídeo, vale a pena tirar esses 6 minutos para ouvir o que essa pequena (hoje adulta) menina tinha para falar e, quem sabe, a gente não começa a pensar um pouco mais sobre as nossas ações?

Oficina: Consciência negra na sala de aula


Hi there, teachers!
No dia 06 de outubro de 2011 foram apresentadas as oficinas sobre a Consciência Negra na Sala de Aula com a participação dos especialistas das escolas municipais e estaduais de nossa jurisdição. As fotos do encontro estão disponíveis no blog do PIPcbc Leopoldina, confiram!
Abaixo estão os arquivos da oficina de Língua Inglesa para download:

 BAIXAR CLIPE "WE ARE THE WORLD" (mp4)


View more presentations from Laís Rios

Game stuff: Hangman

How you doing, teachers?
Tudo na boa esse final de semana? Hoje dei um time nas atividades musicais e proponho um game: Hangman.
Abaixo eu disponibilizo o download do figuraça ao lado, que se encontra em uma situação um tanto quanto complicada. LOL

 BAIXAR O HANGMAN
 BAIXAR AS REGRAS

Esse jogo é ótimo para fixar novo vocabulário, podendo ser aplicado a qualquer que seja o conteúdo trabalhado no momento.
Para a atividade na sala, proponho que separem os alunos em times e que eles mesmos criem as palavras para serem utilizadas no jogo (as regras completas estão disponíveis para download no link acima). O professor também pode adequar seu game de acordo com as características de cada sala, mas é interessante que haja uma organização do tipo "cada um tem sua vez", a fim de poupar confusão.
No mais, enjoy! Xoxo.

OBS: achei um site interessante com atividade parecida, o MANY THINGS, com o jogo disponível online contendo várias palavras de diferentes temáticas.

Music Stuff: Queen - We are the champions

Hey you, teachers!
Hoje estou inspirada e agora vou colocar uma música que é mais a minha coletânea: We are the champions, do Queen. Muita gente a conhece por causa de seu uso em um quadro do programa "Caldeirão do Huck", na Globo. Outros, como eu, conhecem porque... bom, porque é QUEEN!


Mesmo esquema da atividade 1, com uma pequena diferença: essa atividade propõe uma outra no fim, um GLOSSÁRIO. Que ficará por conta do próprio aluno procurar o significado e socializar com a turma (exercício que pode ser proposto pelo professor). Isso aumenta o vocabulário e incita, ao mesmo tempo, a curiosidade e o interesse dele pela Língua Inglesa.

 BAIXAR CLIPE (mp4)

OBS: Essa atividade requer nível básico, porém com algum conhecimento de vocabulário extra-classe. O foco deste é tornar a pronúncia do novo vocabulário mais passiva e clara.

Blog news and "Comic Machine"

Hey, Teachers! Great news!
E aí, gente? Duas postagens no mesmo dia, heim? Estou melhorando! Novidades e novidades, primeiro, como vocês puderam ver abaixo, estou criando atividades e postando-as no blog! A intenção é que todo dia eu publique uma (ou duas, ou três). Outra novidade, ainda em desenvolvimento, é a apostila para o PAV que estou criando. Atualmente tenho 4 capítulos prontos e em processo de revisão para posterior publicação.
Para quem acha que as news acabaram por aqui, muito se enganam! Pois vou pegar o gancho de um site muito conhecido no meio escolar: o Portal da Turma da Mônica, até aqui, nenhuma novidade, certo? Afinal, o site já cooperava com nossa vida de muitas formas dividindo as histórias e as tirinhas da Turma da Mônica gratuitamente. Acontece que isso não foi o bastante para Maurício, que muito inteligentemente criou a "Máquina de Quadrinhos", uma ferramenta fantástica disponível em seu site!




OBS1: o recurso também pode ser utilizado pela própria escola, como está escrito nesta parte do site (clique e leia mais). Então vamos indicar aos diretores, folks!

OBS2: para quem não sabe, o site da Turma da Mônica disponibiliza tirinhas em inglês também, basta ir na história em quadrinho de seu interesse e clicar em "Tira em inglês". Como no exemplo abaixo:

Music Stuff: Beyoncé - Irreplaceable

Hi there, teachers!
Well, como meu gosto musical é "kinda crazy" em muitos aspectos, fiz uma micro pesquisa por aqui e lá e me indicaram a música Irreplaceable, da Beyoncé, dizendo que era muito popular. Depois de ouví-la, achei o ritmo e a letra bem fáceis de pegar, então, vamos a ela!


Sem mais delongas, abaixo vocês encontram os links para o download da atividade de música. Lembrando que há o arquivo para professor (com a letra completa) e o arquivo para aluno (com palavras faltosas), além da música em MP3 e o vídeo, caso queiram passar para os alunos em um projetor.
Ah, e comentem! Vamos trocar informações e atividades! (Podem, inclusive, fazer sugestões de exercícios).
That's all, folks! XoXo.

 BAIXAR CLIPE (mp4)

OBS: A atividade acima requer nível básico, assim, as palavras faltosas são simples, tratam de pronomes usuais, verbos corriqueiros com o uso do "do", verbo "to be" no simple present e no present continuous.
Lembro ainda que a atividade exercita as habilidades de Listening e Writing, podendo ser aplicada para motivar os alunos ou reforçar a explicação já dada em sala.  

Cool sites, check them out!

Hola, maestros! Hi, teachers!
Saudação em espanhol e inglês para atender a duas demandas. Mexendo no blog da Jercyane, do conteúdo de ciências, achei essa série de sites com o nome "Só *nome do conteúdo*". Obviamente, nossa colega de ciências da natureza publicou sobre a disciplina que ela leciona, mas as línguas estrangeiras não ficaram de fora. No Só Espanhol e Só Língua Inglesa vocês têm várias opções de atividades, informativos etc. Vale a pena conferir.

 

Portuguese as second language

Hi, there, teachers! Long time, no see.
De fato, meus amigos, faz um tempinho desde as últimas postagens. O que posso dizer em minha defesa é que venho trabalhando em uma apostila para o PAV de Língua Inglesa, a fim de facilitar a forma como a língua estrangeira pode ser trabalhada com esses alunos, com foco no mundo à nossa volta.
Bom, propagandas à parte, esse post tem o intuito de mostrar um vídeo que eu achei particularmente interessante por dois fatores:
Primeiro, porque muito se fala de todos os países aprenderem inglês, por haver um consenso geral de que ele é a língua "padrão".
Segundo, pois mostra que o Brasil não está mais assim tão, digamos, opaco diante o cenário mundial.


OBS: essa matéria foi exibida no Jornal da Globo, em 23/06/2011.

FAQ - Frequently Asked Questions

Hi, teachers!
Estou melhorando o blog, no sentido de deixá-lo mais útil e de fácil uso. Então, vou apresentando as áreas aos poucos, à medida que elas vão sendo criadas. Hoje, pretendo fazer um pseudo-mapa-do-site (e me perdoem o título do blog, mas achei que poderia responder a questões que podem surgir com relação ao uso do mesmo), então, sem mais delongas, vamos aos finalmentes:

Área principal do Blog

* Posts são os textos postados no blog
* Tweets são textos rápidos postados no Twitter




 Área de downloads

Na área de downloads, antes dos arquivos disponibilizados, há um pequeno
tutorial de como baixar arquivos no google docs, suporte utilizado pelo blog.


 Área de comentários

Para fazer um comentário em algum post, primeiro clique no título do post de interesse

No fim de cada post, há uma área exclusiva para a digitação do comentário, 
que fica fixo na página específica do blog.

What about CRV?

Hi there, teachers!
Toda aquela conversa ontem sobre sites legais com Toy Art e acabei me esquecendo de postar um site super necessário e, ao mesmo tempo, importante: Centro de Referência Virtual do Professor (ou CRV, como é popularmente conhecido). Segundo a descrição do próprio, trata-se de

um portal educacional da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Esse portal oferece recursos de apoio ao professor para o planejamento, execução e avaliação das suas atividades de ensino na Educação Básica.O CRV oferece informações contextualizadas sobre conteúdos e métodos de ensino das disciplinas da Educação Básica, assim como ferramentas para a troca de experiências pedagógicas e trabalho colaborativo através do Fórum de Discussão e do Sistema de Troca de Recursos Educacionais (STR).O CRV favorece a formação continuada do educador ampliando a sua capacidade de utilização das novas tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem.


No CRV, vocês vão encontrar todo o conteúdo do CBC a ser trabalhado com os alunos, bem como orientações, estudos, propostas pedagógicas etc. Não deixem de conferir, o conteúdo é completo e elaborado por especialistas em todas as áreas. Well, that's all, folks. XoXo.

Toy(and)Art

How you doing, teachers?
Não sei o quão geeks/nerds vocês são, mas eu, particularmente, tive/tenho meus momentos de procura assídua pela internet sobre SS Enterprise, C3PO, R2D2, Marvin (e aqui fica a observação: se vocês entenderam do que se trata, há uma larga possibilidade de vocês também terem sua quota de nerdice) e por aí vai, o fato é que, entre os achados e perdidos, acabamos por descobrir coisas novas e interessantes que, talvez pela veia didática que corre em todo professor, de uma forma ou de outra acabamos pensando em como aquilo pode nos servir na sala de aula.
Hoje, por acaso, encontrei esse site da Canon (sim, aquela  Canon das máquinas fotográficas). Trata-se do:
CREATIVE PARK
Neste site vocês vão encontrar váaaaaarios modelos de Toy Art. E fica a questão: o que é Toy Art, afinal? Se vocês procurarem aí no oráculo Google, agora, na internet, vão achar, talvez, o fragmento do Wikipedia: 
"Toy artdesigner toysurban vinyl, etc, são vários termos que definem o conceito de "brinquedo de arte". É um brinquedo feito para não brincar, dirigido para pessoas com idade acima de 14 anos - especialmente adultos - e com o intuito de colecionismo e/ou decoração. O toy art é, em síntese, uma "tela" em 3 dimensões para artistas e designers expressarem sua arte. Toy Art é manifestação contemporânea que se apropria do brinquedo para mesclar design, moda e urbanidade."
O fato é que, hoje, há Toy Art para todas as idades, desde modelos infantis, até modelos mais sofisticados para adultos (com muita paciência). O Creative Park tem um acervo ENORME de modelos de toyart de diferentes temas: Animals, Craftown, Lucky Items, Architecture, Science, Vehicles, Parties & Events.
Imaginem como seria interessante levar esse material para o aluno, para montar ou já montado, a fim de ensinar diferentes subjects.

Há ainda modelos mais simples, menos elaborados, com temáticas de cinema e música. Ou modelos esquisitos, de monstrinhos e criaturas, como o do site ReadyMech. Para os criativos de plantão, ainda há o modelo em branco, no qual você cria o próprio Toy Art direto de um computador, como no site PaperCritters, ou, para aqueles que colocam a mão na obra, apenas a estrutura, para ser desenhado e colorido à mão (clique aqui para baixar modelo em branco). 

Divirtam-se com as montagens e pensem que essa é uma boa maneira de instigar o aluno a se distrair e divertir com a língua inglesa, literalmente. Sei que é trabalhoso, mas também não vamos jogar fora essa pequena obra de arte, né? Bom, this is it, folks! XoXo. ;*

PS: Aproveitando a deixa e, já que o post está enorme mesmo, deixo aqui uma dica bacana de site, o Toy Theater, nele vocês vão encontrar, além de alguns Toy Arts, joguinhos, dicas etc.


PS2: Vejam abaixo meu toy art do Darth Vader! É claro que me faltam alguns atributos artísticos de colagem, mas não é difícil e o processo é divertido. Vale a pena tentar!



Introducing our team!

Hi there, teachers!
Apresento aqui a Equipe PIPCBC Leopoldina, que realizará, no final desse ano, intervenções pedagógicas com o intuito de apoiar os professores de cada disciplina. Confira abaixo a foto (atualizada) do pessoal:

A equipe PIPcbc de Leopoldina, da esquerda para a direita: 
Gabriela (Educação Física), Mariana (Geografia), Marianna (Artes), Lucas (Língua Portuguesa), Jercyane (Ciências), Laís (Língua Inglesa), Ana Vitória (História) e Marina (Matemática).

 Maria Lúcia Pacheco do Carmo
coordenadora da Equipe PIPCBC Leopoldina

Bom, hoje foi um dia de apresentações, folks! Lembrando só que, ao lado (->), vocês encontram links para navegar pelos blogs das demais disciplinas. Anyway, see you around, XoXo. ;*

Opening!

    Hi there, teachers! Nesse espaço serão postadas novidades e dicas referentes ao ensino de Língua Inglesa. Pra iniciar e comemorar a inauguração do blog, indico esse site: English Experts



    No English Experts, você pode se cadastrar e receber por email várias dicas com relação ao inglês. Ainda há dicionários, exercícios etc. O site é apoiado por "O Guia do Estudante". So, enjoy. XoXo. ;)