Material Paradidático - Inglês básico

Heeeello, people!
Depois de tanto prometer (e eu assumo isso, ainda mais depois de ter organizado as postagens), resolvi cumprir, afinal. Trata-se da tal apostila que eu estava desenvolvendo. o/

 
 
 

Até o momento, companheiros, tenho 3 capítulos finalizados. Vou tentar ir postando esse material em dezembro, assim, poderá ser usado já no ano que vem.
Essas atividades têm como objetivo atingir alunos em baixo desempenho. Vocês poderão notar isso pelo nível dos exercícios e pelo fato de estar, em sua maioria, em português. Lembrando que é um material paradidático, assim sendo, para ser usado como auxílio nas aulas.
Ah, gente, se acharem algum erro ou qualquer coisa que eu tenha deixado passar, favor me comunicar por email para que eu possa corrigir. Sempre acontece de uma coisinha ou outra passar despercebida, então, me avisem! Espero que gostem! Dúvidas, sugestões, críticas ou comentários aleatórios serão muito bem vindos. Xoxo 

Novidades no Blog!

Heeeeeeey, goodfellas!
Essa postagem é jogo rápido. Muito orgulhosamente eu posso dizer que dei uma organizada geral nos tags do blog! Isso quer dizer que vai facilitar a busca por informações específicas. Para tal, adicionei no menu principal (do lado direito) duas novas opções: "Busca Rápida", contendo tópicos mais procurados, e "Nuvem de Tags", agora renovada e mais limpa, possibilitando a leitura e pesquisa pelo assunto que deseja (isso é, você deve clicar sobre a opção desejada, como "Atividades Musicais", por exemplo).
Outra novidade, e essa não sei a razão de eu não ter feito antes, é o "Follow me by email". Colocando seu email, vai automaticamente "seguir" o blog. Na prática, toda nova postagem que eu fizer, você saberá automaticamente no seu email. o/


Well, that's all for now, I guess. Dúvidas, sugestões, críticas ou comentários aleatórios serão muito bem recebidos por email ou nos comentários! Xoxo 

Língua Inglesa Interativa

Hi there, guys! 
Perambulando pelas páginas da internet, acabei me deparando com esse site super bacana: ESL-Galaxy, que, em uma de suas várias áreas, disponibiliza jogos interessantes para o ensino de Língua Inglesa nos mais diversos níveis, desde o infantil até o mais avançado. Acabei me empolgando e joguei alguns games para ver como era. Qual não foi a surpresa quando vi que, além de uma mensagem bonitinha sobre quem ganhou, o site também disponibiliza pequenos certificados para impressão. So, vale a pena conferir.


A imagem acima é um exemplo de jogo do site. Clique aqui ou sobre a imagem para conferir as opções. Abaixo, uma imagem do certificado que eles disponibilizam no site para impressão. 


Atividade - Musical Feelings

Hey, guys! Wazzup?
Primeiro, agradeço a todos os comentários que tenho recebido por email! Seriously, é ótimo receber um feedback tão positivo apesar desse tempo todo sem postagens. E, aproveitando a sugestão de Leila, vou passar a enviar emails com as novas postagens a todos os contatos. 

Bom, sobre a atividade Musical Feelings:
Trata-se de uma atividade interdisciplinar com Língua Portuguesa que, na verdade, é mais focada no próprio português. A questão aqui é utilizar do listening para fazer inferências e suposições da intenção da música baseando-se apenas na melodia.
Na prática, essa atividade visa a produção textual em Língua Portuguesa fazendo uso de um recurso de compreensão textual da Língua Inglesa.


Como essa atividade foi uma criação minha, apliquei-a em algumas turmas para fazer as alterações cabíveis. O que pude observar é que a atividade obteve relativo sucesso entre os alunos que, com a introdução musical, acabam se sentindo mais motivados a escrever. No entanto, ficam aqui algumas dicas para que o trabalho alcance os resultados esperados:

1) Estou disponibilizando duas opções de trilha sonora pré-definidas, mas também anexei um site com vários arquivos sonoros que exploram diferentes ambientes. A dica: procure adequar a trilha sonora ao perfil da turma. Escolha entre 12 e 17 sons;
2) Peça que os alunos descrevam o som que estão ouvindo no verso do papel antes de escreverem a redação. Nos meus testes, os resultados foram melhores dessa forma;



Séries indicadas


9º ano do Ensino Fundamental - pode ser aplicada também no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.
OBS.: O foco de nossa equipe é o Ensino Fundamental. As atividades que disponibilizo aqui podem ser adaptadas para o Ensino Médio.


OBS: Para fazer o download dos arquivos 01A, 02B, 03C acima, clique sobre ele com o botão direito do mouse e acesse a opção: "Salvar link como..."